Depois de uma boa noite de sono, iniciei o dia com um maravilhoso café da manhã me preparando para o primeiro dia de passeios que teria pela frente. Os passeios que fiz foram: Flutuação no Rio Sucuri e Bote Iberê. O transporte foi compartilhado e valeu a pena. Detalhe: o veículo é bem antigo. Dizem que esse ônibus é a melhor aquisição da empresa...kkkkkkk....mas os guias são divertidíssimos e te passam uma baita segurança nos passeios, tive a sorte de ser guiada pelo Azaléia e pelo Alemão e o condutor do veículo Felipe, que vale dizer: é carioca.
Mas vamos aos passeios:Rio Sucuri - Flutuação
O próprio nome já diz né? Nesse passeio a gente flutua no Rio Sucuri que tem águas mega cristalinas por causa do calcário. Qualquer folha ou qualquer outra coisa que caia no rio, o calcário a engloba e a leva pro fundo do rio, evitando que fiquem boiando, por isso a transparência da água.
Quando chegamos no receptivo do Rio Sucuri, somos recepcionados pela equipe que nos apresenta o local, nos leva até o pomar para colher frutas e comê-las:
| Pé de Tangerina |
![]() |
| Roupas de Neoprene |
Após uns cinco minutos no veículo, chegamos ao início da trilha que nos leva ao Rio Sucuri. Ao longo da trilha, fazemos observações da fauna e flora através de uma exuberante mata. Ao chegar no local de início da flutuação temos uma aula de como usar o snorkel e a ambientação com o rio. Esse foi o momento mais tenso pra mim, porque não sei nadar então tive que ficar treinando mais um pouquinho.
Ahhhhhh....para a lente do snorkel nao embaçar, a dica é passar um pouquinho de saliva. Iniciei a flutuação e me esqueci completamente do mundo acima água! Nadar entre os peixes de mais variadas éspécias é inacreditável. Parece que eles sabem que você está ali só para observá-los. É mágico!
Na metade do caminho, tive vontade de fazer "xixi"!!!!! E agora??? Não dava pra esperar mesmo. Perguntei pro guia, e ele disse que era permitido, então nao teve jeito: foi na roupa de neoprene mesmo. Detalhe: se você não quiser passar vergonha quando tirar a dita roupa, a dica é: na hora que estiver se aliviando (risos), é só puxar um pouco a roupa da sua perna....daí, fica tranquilo, porque o xixi vai embora...
No final da flutuação, somos levados para o receptivo onde tomamos uma ducha e tiramos a roupa para nos prepararmos para o almoço.

Confesso que esperava um pouco mais do aludido almoço por se tratar de uma fazenda, mas enfim....
Terminado o almoço fomospara o segundo passeio do dia que foi o passeio de Bote pelo Fio Formoso
Bote Rio Formoso:
Chegando no receptivo do bote, somos levados ao local onde é feita a apresentação de como será realizada o bote, onde todo mundo presta muita atenção (olha a minha cara):
Terminadas as explicações, iniciamos o passeio pelo Rio Formoso em um percurso de 7 km em botes infláveis de borracha, passando por três cachoeiras e duas corredeiras. Conseguir ver aves e animais da região é uma questão de sorte: eu nao consegui encontrar nenhum. Durante o trajeto há uma parada para banho, mas é preciso tomar cuidado porque a correnteza é bem forte. O desembarque é feito na Ilha do Padre.
Terminado o passeio, voltamos ao receptivo e damos uma olhada nas fotos tiradas e quem quiser compra o CD que custa R$ 40,00. Quem estiver em um grupo maior compra apenas um e divide entre todos e depois grava em uma lanhouse qualquer da cidade.
De volta ao hotel, é hora de jantar. Resolvi dar uma ida a cidade para conhecer os restaurantes e bares, para surpresa o mais famoso da cidade o TABOA estava fechado. Procurei por outro mas o movimento estava muito fraquinho e fiquei em bar chamado OCA para tomar um caldinho de piranha.
Esse bar tem sabores especiais à base de mandioca e carne de jacaré, em ambiente de mesas e cadeiras rústicas, iluminação de velas e som ao vivo no centro da cidade, em frente à Praça das Piraputangas. O atendimento é bem eficiente e o pessoal é atencioso. Vale a pena conhecer, não é tao caro é bem acessível. Tomei um caldinho de piranha e dois refrigerantes e deu em média R$ 18,00.
Voltei para o hotel para dormir e descansar para o dia seguinte.


Estou adorando o teu blog e ansiosa pelos demais dias em Bonito, que, no momento, é meu próximo destino (25/4). Sendo também minha primeira experiência em ecoturismo as dicas se tornam ainda mais preciosas. ;) Abraço e obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirOlá Marília, fico contente que esteja contente, pois o objetivo é trazer o máximo de informações. Prometi que iria fazer as postagens diárias, mas confesso que as atividades realizadas acabaram comigo...risos...mas a partir de amanhã colocarei todas as impressões que tive nesse paraíso de lugar que é Bonito.
ResponderExcluirBeijinho e obrigada por acompanhar o blog.