SIMBORA COMIGO

O que quer encontrar no site?

Leia na sua língua!

domingo, 8 de maio de 2011

Ouro Preto - MG - Parte II

Logo após o nosso café, seguimos caminhando e fomos parar na praça que tem a feira de pedra sabão, onde vários artistas expõem suas obras.
Feira de Artesanato em Pedra Sabão

Essa feira fica quase na mesma quadra da Praça Tiradentes, e são várias barracas com exposição dos objetos esculpidos na pedra sabão que vão desde tabuleiros de jogos, imagens, vasos, à pratos de parede. Dependendo da barraca você vai encontrar o mesmo objeto com uma qualidade de acabamento melhor. Os preços variam bastante podendo agradar a todos os bolsos. Tempo pra conhecer a feira é de no máximo uma hora, e a dica é deixar para comprar no final do dia quando já estiver voltando para o hotel, porque são peças delicadas e precisam ser bem embaladas.

A Cidade apesar de pequena te deixa um pouco perdida, afinal de contas não há esquinas e é tudo ladeira com arquitetura bem semelhante. A melhor coisa é contratar um guia, mas tome cuidado na escolha. Pergunte no hotel se eles podem te indicar alguém. Apesar de escaldadas, eu e minha amiga contratamos logo o primeiro que nos apareceu, e graças a deus nao tivemos grandes problemas. E assim começamos a conhecer a cidade por volta das 10h 30 min., e só terminamos às 19h.

Passamos por inúmeras igrejas, e cada uma com sua história. Ao todo, são 18 igrejas e algumas seguem nessa foto abaixo:
Dizem que nas ladeiras de Ouro Preto a gente tem que ter um certo cuidado para nao escorregar ou tropeçar. Eu sou a prova viva! Descendo os degraus da Igreja Nossa Senhora do Rosário, que era na época frequentada pelos escravos, virei o meu pé esquerdo. Na hora uma dor insuportável, mas deu pra aguentar até a noite quando voltei para o hotel.

Bom, para os menos avisados, as fotografias dentro das igrejas são proibidas.mas com jeitinho e sem o flash a gente consegue...rs....mas tomem cuidado porque em algumas igrejas, pessoas disfarçadas ficam no meio do público só para descobrir quem está tirando foto. Essa proibição se deu porque há alguns anos algumas igrejas foram assaltadas e levado vários acervos.

Ah...uma curiosidade: você já observou que na Igreja de Nossa Senhora do Carmo os anjinhos no pórtico central estão com as asas cortadas? Pelo fato do Aleijadinho não ter recebido pelo trabalho que realizou, ele cortou as asas dele. Olha a foto:


Após horas de caminhada pelas ladeiras e conhecendo várias igrejas, fomos conhecer uma mina de ouro, que fica dentro da cidade mesmo e dá para ir de ônibus. Antes de entrar na mina a gente assiste a uma apresentação feita por um rapaz muito simpático e que dá uma aulinha bem interessante, e depois colocamos os capacetes (ainda bem que eles existem, pois do contrário teria saído com vários galos na cabeça) e entramos na mina para uma caminhada de aproximadamente 10 minutos:


No próximo post vou falar um pouquinho do passeios de Maria Fumaça até Mariana.

3 comentários:

  1. Oi, Angela!
    Estou adorando o seu blog. Tá dando trabalho hein!!!
    Mas está ficando muito bacana! Estou adorando as dicas.
    Bjs,
    Adriano

    ResponderExcluir
  2. olá! as fotografias estão lindas. Isso parece uma cidade de novela brasileira. adorei! continuação de umas boas férias e as melhoras do pé esquerdo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Nuno...
    o pé não melhorou muito mas consegui subir e descer as ladeiras de Ouro Preto sem muitas dificuladades.
    Vou postar outras fotos da cidade e acredito que você vá gostar.
    Abraços...

    ResponderExcluir