Em Ouro Preto, o que me chamou atenção, fora a imponência das igrejas e das tão badaladas ladeiras, foi o trabalho dos artesãos - com pedra sabão, pintura, ourives - e os restaurantes.
Cada um deles merece uma atenção especial e vale a pena parar para conversar com os artistas e saber um pouco mais das histórias e experiências. Eu vou falar um pouco das que tive nesses dias, começando pelos artesãos.
A cidade tem uma série de joalherias, onde vários ourives trabalham as pedras e fazem lindas jóias, com as pedras que são encontradas nos minérios. Curiosamente, o nome da Cidade de Ouro Preto, se deve à descoberta de uma pedra preta pelos bandeirantes por volta do ano de 1700. A cor preta dessa pedra descoberta era devido à concentação de minério de ferro no solo. Vejam uma foto da pedra que deu origem ao nome da cidade:
| A pedra preta |
Além dessa pedra, existem várias outras e de várias clorações. Uma das mais importantes é o topázio imperial que somente em Ouro Preto é encontrada, e quanto mais forte for a coloração de pedra mais cara será a gema.
Além das pedras, há vários pintores que fazem suas obras nas ruas, conheci também alguns atelieres com telas lindas.
| Artista |
Certa vez li o seguinte comentário em site http://www.revistaturismo.com.br/:
"Ouro Preto não é uma cidade, é um monumento. Uma escultura viva, um retrato em movimento, um cenário. Palco da Inconfidência Mineira, um dos principais movimentos pela libertação do Brasil-Colônia, ainda transpira hoje essa atmosfera. Nas ladeiras, de calçamento em pedra, no casario barroco. Nas igrejas e museus, com obras-primas de Athayde e Aleijadinho. Na luz, principalmente ao entardecer, amarela e difusa, às vezes misturada à bruma, um verdadeiro santuário".
O fato é que a cidade é repleta de grandes artistas. E por falar nisso não poderia deixar de falar das simpáticas vovós que fazem trabalhos lindíssimos em croche, tricô, tapetes, aplicações....Elas adoram expor seus trabalhos e nos contar como é trabalhoso. E, com sinceridade: trabalhoso é pouco!!!
Outra parte de Ouro Preto que me chamou a atenção foram os inúmeros restaurantes da cidade. Encontramos vários com decoração totalmente diferente e um cardápio bem especial. Vou comentar sobre três: O Passo, O Chafariz, e Café das Gerais.
O Passo nos surpreendeu. Um casario normal na parte externa, mas ao entrar descobre-se um local com vários ambientes charmosos, e um cardápio maravilhoso. Pedimos uma linguiça ao molho de vinho picante e claro uma caipabsolut de morango.O preço é maravilhoso, para terem uma idéia, pedimos tres drinks, mais dois pratos e tudo deu aproximadamente, R$ 80,00. Mas, voltando ao prato pedido, tenho que dizer que fiquei apaixonada! Salve o Chef Charles Cristiano, que faz esses pratos maravilhosos!!!Vejam algumas fotos do local:
![]() |
| Acima o simpático garçon que nos atendeu, e abaixo o maravilhoso prato assinado pelo Chef Charles Cristiano. |
Outro lugar bem interessante para o almoço é o Chafariz. É um lugar com comida típica mineira, e simplesmente maravilhosa, localizado da Rua São José, sendo servido no sistema self service. O restaurante nos idos de 1760, foi moradia do poeta Alphonsos de Guimarães. Já imaginou almoçar no local onde esse ilustre poeta morou?? Suas paredes são de taipa e se notarem na foto, as casas feitas de taipa tendiam a tombar, observem a foto. O dono do restaurante está a frente do negócio e recebe muito bem os clientes:
Hum....que fome tá dando..Acho que vou encerrar a noite fazendo um miojo....rs...ai que saudade de Ouro Preto....



olá! então, como se sente? Gostei de ler o texto e de ver as fotografias. Ao ver as fotografias, é caso para se dizer, que se um dia, lhe sair a chamada Mega Sena, vai voltar a Ouro Preto e comprar as coisas belas, que as fotografias mostram, e que as mulheres adoram. Beijos. Espero que o pé esteja recuperado. Continuação de um bom Domingo
ResponderExcluirOlá Nuno....saindo ou não a Mega Sena, Ouro Preto será um caso atípico na minha vida, porque sempre digo que não volto no mesmo lugar que já conheci. Mas quando voltar será para fazer um circuito gastronômico, porque lá há vários restaurantes com diversas culinárias. É bem interessante.
ResponderExcluirO pé está recuperado em parte, porque não fui ao ortopedista e agora qualquer movimento mais forte que faço eu sinto um pouquinho...rs
Fico contente que esteja acompanhando o blog...Viajar é muito bom né?
Rs porquê ? Sim, convém conhecer as comidas de uma ponta á outra... aqui em Portugal, a comida tb varia de cidade para cidade, mas onde se come melhor é no Norte de Portugal. Eu vivo perto da cidade do Porto, uma das principais cidades. as melhoras do pé e uma boa semana. melhor usar pé-elástico . kiss
ResponderExcluirEntão quer dizer que meu blog atravessou o atlântico? Fico feliz....risos
ResponderExcluirQuem sabe a minha próxima viagem não seja conhecer o seu País? Falar sobre a gastronomia portuguesa...
Da Europa eu conheço apenas a Espanha.
Abraços....
Olá! Se vieres ao meu País um dia, não deixes de passar pela cidade do Porto, onde se pode comer o Cozido á Portuguesa, o Bacalhau, Tripas á moda do Porto ( feijoada...feijão ), os Rojões e tantas outras coisas....Eu também já fui a Espanha, Corunha, Santiago de Compostela. Recusei ir a Londres e Tunísia porque tenho muito medo do avião.. tenho muita família no Brasil,que não conheço, mas falo com alguns primos no Facebook... eles também são Medon e são fáceis de serem achados nas redes sociais. beijos e umas boas férias. Para alguns Brasileiros, Portugal só se resume á cidade de Lisboa, mas onde se come melhor é sem dúvida no Norte de Portugal ( cidade do Porto e arredores ), na cidade de Ponte de Lima ( a menos de 100 kms da cidade do Porto, e que fica no Região do Minho ) pode-se comer as papas de sarrabulho e os famosos Rojões. Estou a ver que aprecias não só os monumentos mas sim a gastronomia de cada região. Eu leio muitos blog´s brasileiros e um dia disse a uma brasileira... se um dia quiseres investir dinheiro e quiseres enriquecer, vais ao google e escreves Francesinha. A francesinha é a famosa tosta mista do Porto. Como no Brasil, não existe, se uma pessoa se desse ao trabalho de tentar confeccionar a francesinha e de fazer um bom molho ( o segredo está no molho ), um dia poderia abrir um pequeno café onde servissem as francesinhas... as francesinhas, na cidade do Porto, fazem encher casas ( cafés e restaurantes )... aqui fica a dica.. beijos . melhoras do seu pé.
ResponderExcluirolá! tudo bem ? beijos e um bom fim de semana..
ResponderExcluirOlá Nuno...que interessante isso que me falou sobre a gastronomia. Estou começando a me animar para conhecer seu país no próximo ano.
ResponderExcluirAliás, vou fazer uma matéria sobre essas francesinhas no meu blog. Daí você me diz se está correta a minha colocação.
Pode ser??