SIMBORA COMIGO

O que quer encontrar no site?

Leia na sua língua!

segunda-feira, 13 de junho de 2011

13/06 - DIA DE SANTO ANTÔNIO. CASAMENTEIRO?

Para finalizar a semana dos namorados com chave de ouro, o melhor programa para solteiros e solteiras, ou ainda, para os casais reforçarem os seus votos (que cafona isso!!!!), é fazer uma visita ao Convento de São Bento, localizado no Largo da Carioca, aqui no Rio de Janeiro, que diga-se de passagem, todo ano é muitíssimo movimentado.

Mas de onde veio a fama de que Santo Antonio seria casamenteiro? De acordo com o Frei James, do Convento de Santo Antônio, o que o fez ficar mundialmente conhecido como o santo casamenteiro, foi que na Idade Média, uma moça pobre se apaixonou por um rapaz muito rico, mas, como era comum que as mulheres naquela época pagassem dotes para se casar, ela não poderia oficializar a união com seu amado. Santo Antônio, então, para provar que o dinheiro não tinha valor algum diante do amor, pegou uma balança e colocou num dos lados um punhado de ouro e, no outro, penas. A balança, milagrosamente, pesou para o lado das penas, e a donzela pôde então se casar.

Lenda ou não, o fato é que todo ano o Convento recebe algunas centenas de fiéis, na busca não só de namorados ou casamentos, mas em agradecimento às mais variadas graças recebidas.

O Convento:

O convento forma, junto com a vizinha Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, um dos mais antigos e importantes conjuntos coloniais no Rio de Janeiro. Os primeiros frades franciscanos chegaram no Rio de Janeiro aproximadamente em 1590, sendo que em 1607 o morro onde atualmente encontra-se o Convento, foi dado em posse aos frades, que imediatamente passaram a construir o que hoje é o Convento, e só em 1620 foi o conjunto foi terminado
A fachada virada para o Largo da Carioca tem várias janelas de forma quadrada, e muito espaçadas entre si, que indicam a antiguidade do edifício.

Convento de Santo Antônio
Uma outra tradição nesse dia 13/06, é a distribuíção do pão, que representa a fartura, e os devotos de Santo Antônio têm a tradição de colocar esse pão dentro de potes de mantimentos para que, não falte alimento. Os pães são frutos de uma doação de um devoto que alcanção uma graça atribuída ao Santo.
Então, quem não foi esse ano terá que esperá o próximo!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário