SIMBORA COMIGO

O que quer encontrar no site?

Leia na sua língua!

terça-feira, 15 de maio de 2012

VIAJAR SOZINHO OU CONTRATAR AGÊNCIA ?

Essa é uma pergunta que com certeza não terá uma resposta, porque depende do que você está buscando. É claro que há vantagens e desvantagens nas duas opções de viagem, e aí caberá ao viajante escolher. 

Vamos lá: o seu destino será nacional ou internacional? Se for nacional não teremos muito problema na organização porque não vamos depender de nada burocrático, como documentação, vistos, idioma, câmbio. Você mesmo vai poder pesquisar e conhecer, via internet, o local que deseja conhecer, e a partir daí começar a elaborar o seu roteiro.   Então  nesses preparativos, a primeira coisa a fazer é mergulhar de cabeça no local a ser conhecido, para depois definir os pontos que irá visitar. Depois é hora de procurar os hotéis, e começar a mandar os emails solicitando o tarifário. Se achar mais cômodo que alguém faça isso por você, há um site bem legal que manda os emails para os hotéis e pousadas parceiras: http://www.guiadeonibus.com.br/cotacoes.html

Pronto: basicamente você já está com tudo definido! Roteiro elaborado, hotel reservado, só faltando as passagens ou o mapa se resolver ir de carro. O melhor a fazer é contactar os receptivos locais que farão os passeios diários sem intermediar hotéis e passagens.

Bem simples né? Então pra que contratar uma agência para intermediar isso tudo pra você? Sabe o que eu acho mais absurdo? Por exemplo: pacote de 8 dias e 7 noites, mas o seu embarque é em voo de ida é fretado a noite, e a volta é fretado para a manhã. Nessa brincadeira você perde dois dias do seu pacote.

Mas se a viagem for internacional, você também poderá adotar todas essas práticas, mas há um pequeno problema: o idioma! Ir para um local sem dominar a língua pode te deixar um pouco inseguro, o que é natural, então é melhor que contrate uma agência de turismo, pois assim, terá m guia a sua disposição.

Mas até mesmo na hora de escolher a agência é importante tentar flexionar o roteiro e por isso busco as agências que me atendam nesse aspecto.

Dentro da minha pouca experiência, posso elencar algumas desvantagens em:

Viajar por agência:
  1. Flexibilidade do Trajeto: com os roteiros fechados é impossivel modificar as cidades a serem visitadas;
  2. Mudança de Hospedagem: como já está no pacote o turista é obrigado a ficar nos hotéis já programados;
  3. Roteiros fechados: os locais a serem visitados ficam por conta da agência, com horários fixos.
Viajar sozinha:
  1. Os hotéis vão sair mais caros por se tratar de acomodação single. Mas alguns fazem diferencial e colocam o preço mais baixo;
  2. Já a alimentação sempre sai mais cara. Aliás eu me pergunto porque os restaurantes não fazem meia porção.
  3. A locomoção de um lugar para o outro também fica mais cara porque vai depender de táxi;
É evidente que em ambas as formas existem as vantagens que são inúmeras. Mas é importante que o turista saiba identificar o seu perfil e com isso escolher em viajar sozinho ou através de agência. Faça algumas perguntas a si próprio para saber o que está buscando, sempre lembrando que para que tudo saia certo é primordial que você se sinta seguro.

Passado tudo isso e escolhida a sua forma de viagem, é só curtir!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário