SIMBORA COMIGO

O que quer encontrar no site?

Leia na sua língua!

domingo, 9 de março de 2014

Uma manhã no Museu da República

Está no Rio de Janeiro? Que tal uma visita ao Museu da República localizado na Zona Sul no bairro do Catete?
 
Para chegar até lá, o meio mais fácil e rápido é o metrô. A cidade do Rio de Janeiro possui apenas duas linhas de metrô, e as duas passam pela estação do Catete (que é o ponto onde você deverá descer) veja a foto abaixo:

mapa do metrô
 
Assim que sair do metrô você já irá se deparar com o museu, bastando atravessar a rua:
 
fachada do museu

 
A HISTÓRIA DO MUSEU 
 
O antigo Palácio do Catete, hoje chamado de Museu da República, documentam dois períodos distintos da história política e social da cidade do Rio de Janeiro e do país: o Brasil Império e o Brasil Repúblicano.
 
Ele foi construído nos idos do 1858 para abrigar o Barão de Nova Friburgo que foi um importante comerciante e cafeicultor. Posteriormente, após algumas reformas e trocas de propriedade, passou a servir de sede do Poder Executivo e palácio presidencial, logo sendo conhecido com Palácio do Catete.
 
Em 15/11/1960, após a transferência da capital para Brasília,  o Palácio do Catete tornou-se o atual Museu da República.
 
O museu embora pequeno, possui três andares os quais podem ser percorridos entre 30 minutos e uma hora e meia para os que querem fazer a leitura de todas os quadros expostos.
 
Na entrada principal do museu, voltada para a Rua do Catete, o suntuoso vestíbulo e a escada principal conduzem aos salões do segundo e do terceiro pavimentos, onde se localiza um dos espaços, ainda hoje, mais procurados no museu, os aposentos do presidente Getúlio Vargas que ali cometeu suicídio, em 24 de agosto de 1954.
 
Os salões são amplos e com o mobiliário muito bem cuidado e preservado. Vários objetos estão expostos, como por exemplo: o primeiro exemplar da constituição, a caneta que assinou a entrada do Brasil na primeira guerra mundial, a que assinou o Código Penal Brasileiro, a primeira carteira de trabalho, enfim...grandes documentos históricos no nosso País.
Vejam algumas fotos da área interna:


Escadaria do Museu




Mobiliarios do Museu





Salão de Jantar


Cama onde Vargas se matou
arma utilizada por Vargas









 



 
Abaixo seguem as plantas baixas dos andares do museu:


planta baixa do primeiro andar

planta baixa do segundo andar

planta baixa do terceiro andar

Na lateral do museu há os jardins que estão muito bem cuidados com projeto paisagístico bem bacana, onde várias pessoas se reunem para um bate papo, crianças aproveitam o espaço para brincarem. Há também uma livraria, um café um um restaurante.
 
O horário de funcionamento do Museu é das terças feiras às sextas das 10h às 17h e nos finais de semana das 12h às 18h, e o valor da entrada é de R$ 6,00 (seis reais), tendo maiores de 65 anos, estudantes e professores meia entrada.
 
 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário