SIMBORA COMIGO

O que quer encontrar no site?

Leia na sua língua!

quarta-feira, 19 de junho de 2013

PICO DA BANDEIRA PELO LADO MINEIRO

O Brasil como todos nós sabemos é um país com inúmeras belezas naturais que agrada a todos os gostos. Eu como gosto de todas, parti para mais uma aventura. E dessa vez o meu destino foi o Pico da Bandeira, também conhecido como Montanha Encatada.
LOCALIZAÇÃO:
O Pico da Bandeira está localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, região sudeste do Brasil. É o terceiro maior ponto do país, com 2.892 metros de altitude, e o seu acesso se dá por duas entradas: Ibitirama, no Espírito Santo, ou Alto Caparaó, Minas Gerais.


COMO CHEGAR PELO LADO MINEIRO:
Alto Caparaó não possui aeroporto e nem rodoviária. Calma!
Se quiser ir de avião seu destino será Belo Horizonte e de lá pegar um ônibus para a cidade de  Manhumirim. Em Manhumirim, outro ônibus te levará até a cidade de Alto Caparaó, ultima cidade que dá acesso ao pico.
Outra opção é ir de ônibus mesmo até Manhumirim e de lá até Alto Caparaó. De Manhumirim até Alto Caparaó, a empresa de ônibus que faz o trajeto é a Rio Doce. O ônibus é simples e tem horários fixos, portanto atenção. O site com os horários é o seguinte: www.viacaoriodoce.com.br
A passagem não pode ser comprada pela internet. Você a compra na própria rodoviária de Manhumirim, e a tarifa é de R$ 4,85.
Portico de Alto Caparaó
HOSPEDAGEM:
A cidade de Alto Caparaó é pequena mas está se desenvolvendo muito rápidamente e já há boas opções de hotel, pousadas, albergues. Eu já fiquei na Pousada do Bezerra que fica onde chamamos de Rua de Cima e na Pousada Querência, na Rua de Baixo. Ambas bem agradáveis, sem grandes luxos, mas limpas e um atendimento bem cordial e simpático.
Na Pousada do Bezerra o atendimento é feito pelo Carlos que está sempre pronto para passar as informações necessárias, e na Querência, o atendimento é feito pela Jade, Solange e o Rogério, uma família muito simápática, atenciosa e muito querida.

TEMPO NECESSÁRIO PARA A SUBIDA:
Bom, nesse aspecto você terá que decidir se a subida será a noturna ou diurna. A diurna conseguirá subir e descer no mesmo dia, sem problemas, desde que comece bem cedinho. Já na noturna serão necessários dois dias porque haverá o pernoite no terreirão. Você geralmente partirá para a entrada do parque por volta de duas horas da tarde, caminhará umas tres horas até a primeira parada no terreirao, onde irá pernoitar, para então, por volta, das duas e meia da madrugada prosseguir a subida com previsão de chegada no topo as cinco horas.

MELHOR PERÍODO:
A melhor época é o inverno, porque as chuvas cessam. Obviamente, é um período onde a temperatura vai a baixo de zero graus, então todo o preparo com roupas será necessário para não sentir frio (segunda pele, calça de lã, casacos com corta vento, gorros, luvas, cachecol, leve uns tres pares de meias para fazer a troca, botina de caminhada, lanterna de cabeça é a melhor)

GUIA:
Apesar da trilha principal ser bem sinalizada, o interessante é ir com um guia que vai poder contar um pouco da história também. A minha experiencia foi com o grupo Anjos da Montanha, com a condução de Rogério, uma pessoa super experiente. Além do guia, no pacote você tem direito ao sopão e chocolate da montanha, que são deliciosos, e todos feito pelo próprio Rogério.
Grupo Anjos da Montanha
Pousada Querencia
SUBIDA:
Tudo preparado é hora da subida, e agora vou relatar a minha subida noturma com o propósito de assistir o nascer do sol. Altameente recomendável a mochila com no mínimo 55 litros porque terá que levar o saco de dormir, o isolante térmico, algumas roupas extras e alimento para sua subida. Um detalhe muito importante é no momento do pernoite: geralmente é feito em barracas, então se não houver ninguem que leve a sua barraca sua mochila terá que ser maior. Um carro te levará até a tronqueira, e o trajeto é geralmente feito em um jipe com tração nas 4 (essencial).


Percorrido o trajeto de carro, chega-se a tronqueira e a partir daí é só pernada. A primeira imagem que você realmente constata que começou a subir é essa:
 
Preparado para a primeira parte da subida?
Essa parte da subida é com bastante pedra, terreno de barro, e assim vai seguindo ao longo dos 3,7 km pela frente. Nas próximas três horas, fazemos algumas paradas técnicas com a supervisão do guia, que esclarece a importância dessas paradinhas que nunca podem ser longas demais nem muito curtinhas. Nesses momentos você como barrinha de cereal, chocolate, fruta, e bebe algum líquido.




SIGA EM FRENTE?
Pinheiro Solitário

No trajeto várias curiosidades, como por exemplo a seta que ao invés de indicar "siga em frente", indica "pra cima"...rs! Há também o pinheiro solitário, e algumas cachoeiras. 
Cachoeira
 Depois de algumas horas, avistamos a placa da chegada ao Terreirão:
Ufa...
No Terreirão há a lendária Casa de Pedra, e uma estrutura bem bacana com banheiros bem amplos, lugar para se fazer uma comidinha.
Casa de Pedra

Depois da caminhada, chega a hora do pernoite e preparo para a segunda etapa. Dormir algumas horas apenas, trocar de roupa, arrumar a mochila e mais caminhada.
 
 
 
 
Agora na segunda etapa, o frio e o trajeto castigaram um pouco, mas todo esforço valeu a pena para mais um espetáculo da natureza:
 




Começando o espetáculo!













Assim ele esquentou um pouquinho!













A conquista!









E assim foi a subida...
Espero ter colaborado um pouco e ajudado àqueles que pretendem conhecer essa maravilha!



 

22 comentários:

  1. Angela, Estou pensando acampar no terreirão para subir na madrugada. Você sabe se é tranquilo deixar a barraca montada no terreirão, para pegar na volta do pico da bandeira?
    Há! Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! !
      Você terá que acampar no Terreirão mesmo porque é o lugar onde nos temos um pouco de estrutura como banheiro (sem água quente) e mais segurança porque todo mu do fica por ali.
      Não recomendo deixar nada por lá pra pegar na volta porque não há vigilantes por lá com essa função. Se vc for com algum grupo pode ser que haja alguém que fique por lá ou até mesmo os carregadores dos equipamentos de acampamento. No mais, é mochila nas costas e fôlego pra subida porque a contemplação do nascer do sol é espetacular!!!! Vai amar!

      Excluir
  2. A árvore é uma Araucária (http://pt.wikipedia.org/wiki/Arauc%C3%A1ria), muito bonita por sinal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é realmente uma araucária, mas ficou conhecida como Pinheiro solitário. Aliás ela uma espécie que destoa completamente da vegetação predominante. Abraços.

      Excluir
  3. Valeu pelas dicas estamos com vontade ir esse ano obrigado Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José! ! veja se consegue ir no inverno porque o tempo fica mais firme e a sensação de cansaço é menor. Eu já subi no inverno e no verão e pra mim, a melhor época foi no frio.
      E o melhor: tentem subir a noite para assistir o amanhecer!!!! abraços!!

      Excluir
    2. Olá José! ! veja se consegue ir no inverno porque o tempo fica mais firme e a sensação de cansaço é menor. Eu já subi no inverno e no verão e pra mim, a melhor época foi no frio.
      E o melhor: tentem subir a noite para assistir o amanhecer!!!! abraços!!

      Excluir
    3. Olá Angela! Eu e um grupo de amigos (35 no total) vamos subir nos dias 09 e 10 de Maio. Essa é uma época boa para subir?
      Obrigado pelas dicas!!!

      Excluir
  4. Valeu pelas dicas estamos com vontade ir esse ano obrigado Abraço

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Olá Jean, como vai? O parque fica aberto sempre é a subida é sempre permitida. Acredito que haja algum grupo subindo no carnaval. Pretende ir sozinho ou com algum guia?

      Excluir
    2. Olá Jean, como vai? O parque fica aberto sempre é a subida é sempre permitida. Acredito que haja algum grupo subindo no carnaval. Pretende ir sozinho ou com algum guia?

      Excluir
  6. Esse trajeto com jeep, existe estrutura no parque? Quanto custa o trajeto?
    É possível ir sozinha?
    Nossa estou muito afim de fazer essa trilha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriela desculpa a demora mas é que não ando alimentando o blog o atualmente é somente agora vi seu comentário.
      Não sei se você já fez a sua subida, mas vamos la: a estrutura do porque melhorou bastante e na parada da casa queimada tem um lugar bem espacoso para banho e banheiro.
      Fora isso, se for subir a noite o pernoite e feito em barracas.
      O jipe para quem não for se carro é obrigatório se não quiser enfrentar a subida a pé.
      É possível ir sozinha, mas sempre é recomendável um guia para não ter nenhum tipo de problema.
      Abraços!

      Excluir
    2. Gabriela desculpa a demora mas é que não ando alimentando o blog o atualmente é somente agora vi seu comentário.
      Não sei se você já fez a sua subida, mas vamos la: a estrutura do porque melhorou bastante e na parada da casa queimada tem um lugar bem espacoso para banho e banheiro.
      Fora isso, se for subir a noite o pernoite e feito em barracas.
      O jipe para quem não for se carro é obrigatório se não quiser enfrentar a subida a pé.
      É possível ir sozinha, mas sempre é recomendável um guia para não ter nenhum tipo de problema.
      Abraços!

      Excluir
  7. Oi Angela. A subida sem guia é muito difícil para quem não tem muita experiência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago! Você vai fazer a subida diurna ou noturna?
      Se for a diurna, é tranquilo! A primeira vez que fui, eu fiz durante o dia e sem guia. Existem setas pintadas pelo caminho, mas não sei te precisar como está a trilha hoje em dia.
      Já a subida noturna, recomendo um guia porque pode ser um pouco traiçoeiro.
      o lugar é lindo e a trilha espetacular, mas cansa um pouquinho!
      Espero que goste de lá! Abraços.

      Excluir
    2. Olá Tiago! Você vai fazer a subida diurna ou noturna?
      Se for a diurna, é tranquilo! A primeira vez que fui, eu fiz durante o dia e sem guia. Existem setas pintadas pelo caminho, mas não sei te precisar como está a trilha hoje em dia.
      Já a subida noturna, recomendo um guia porque pode ser um pouco traiçoeiro.
      o lugar é lindo e a trilha espetacular, mas cansa um pouquinho!
      Espero que goste de lá! Abraços.

      Excluir