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domingo, 12 de março de 2017

Uma semana em Buenos Aires - 3º dia

Esse é o meu 3º dia na cidade e o aplicativo de contagem de passos e quilometragem, me mostrou que, nesse dia, percorri uma distância total de 17,20 km.


Simbora comigo nesse percurso?
Vamos ao trajeto: sai do hotel localizado na Av. Pres. Roque Sáenz Peña 725, e caminhei até a Avenida Santa Fé para conhecer a Paroquia San Nicolas de Bari.

San Nicolas de Bari também é conhecido no oriente como Nicolás de Myrae, um Bispo que viveu no século IV, havendo mais de mil templos dedicados a sua memória no mundo, e, quando os muçulmanos conquistaram Anatolia, um grupo de católicos retirou daquele lugar todas as relíquias do santo e as levou para a cidade de Bari, na Itália.

San Nicolas de Bari é patrono da Rússia, Grécia e da Turquia, e em Roma, no ano de 550, um templo foi erguido em sua homenagem. 

A igreja de San Nicolas de Bari, em Buenos Aires, possui uma estrutura simétrica com duas torres laterais. Ao entrar na igreja, do lado esquerdo, há uma capela que abriga a imagem da Virgem dos Desamparados, patrona de Valencia. As laterais à nave central se sobressaem seis murais que são belíssimos.  A Capela do Santíssimo Sacramento, há a imagem de San Héctor Valdivielso, o primeiro santo Argentino.

Vista frontal da Igreja

Altar Principal

Cúpula sobre o altar principal 
Um dos murais laterais

Capela da Virgem dos Desamparados

Saí da paróquia, e segui para a Livraria El Ateneo, que é simplesmente esplendorosa! Ela fica localizada no nº 1.860 da Avenida Santa Fé. Originariamente o prédio, em estilo eclético em com afrescos em seu teto, foi construído para um empresário e transformado no teatro Gran Splendid, em maio de 1919. A sala teatral tinha capacidade para 1.050 pessoas e varias apresentações ocorreram no local, inclusive um de tango de Carlos Gardel. No final de 1920 o teatro foi convertido em cinema, e, em 1929, apresentou os primeiros filmes sonoros na Argentina.

O antigo teatro foi arrendado por um grupo chamado Ilhsa em fevereiro do ano 2000, e, depois de ter sido totalmente renovado, transformou-se na atual livraria. Onde era o palco, funciona hoje, uma cafeteria.

O The Guardian, um importante jornal britânico, classificou o El Ateneo, como a segunda melhor livradia do mundo em 2008.

Fachada da Livraria
Vista Panorâmica da Livraria

A sobreloja, o andar principal, a cafeteria no fundo e os afrescos

E vamos de Direito?
  

Os balcões do antigo teatro foram totalmente preservados!

Após conhecer a livraria, e ficar um bom tempo dentro dela, segui em direção a um prédio imponente chamado Palácio das Águas Corrientes, que infelizmente já havia passado do hora da visita guiada, e, por isso, não consegui conhecer a parte interna. 

A construção é lindíssima, e o viajante desavisado irá passar pelo número 1900 da Avenida Córdoba, e, irá admirar apenas a arquitetura do local, sem, contudo, imaginar o que esse pitoresco lugar esconde.

O Palácio das Águas Corrientes esbanja pompa, beleza e grandiosidade, e alguma personalidade da época da sua construção deve ter morado no local. Nada disso! O prédio não teve finalidade residencial, pois, na verdade, ele foi construído para esconder nada mais, nada menos, que 12 enormes tanques de água, com um total de 72 milhões de litros de água.

No local também funciona um museu que está aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 9h Às 13h, e a visita guiada só acontece à segundas, quartas e sextas. Por isso fique ligado nos dias horários!

Palácio das Águas Correntes





Embora tenha ficado um pouco triste por não ter conseguido visitar a parte interna do museu, prossegui no meu tour e me dirigi até a Igreja do Salvador onde o nosso atual Papa foi , na década de 60, e na escola ao lado chamada Colégio Del Salvador, professor de literatura e psicologia. Essa igreja é um dos mais importantes templos jesuítas da Argentina, e faz parte do circuito Papal.

A igreja ficou fechada por nove meses durante o ano de 2001, e, atualmente, apesar de reaberta ao público ainda continua em reforma., e, por isso, apenas a nave central e o cruzeiro estão abertos, ficando fechadas as suas naves laterais. Uma das capelas laterais é a da da boa morte que possui um belíssimo santuário com esculturas e pinturas que fazem referencias à paixao de cristo.


Nave Principal
Nave Central
Capela Lateral
Após a visita a essa linda Igreja dei uma paradinha em uma rede de café bem bacana que se chama Martinez para experimentar um sanduiche que anda fazendo sucesso em Buenos os Aires que é o wrap de salmão defumado, e, ainda, conhecer os cafés servidos, e gostei do colombiano.


Reabastecida, desci a avenida Rivadavia para conhecer dois prédios com forte influencia de Gaudí. O primeiro fica localizado na Avenida Rivadavia e Ayacucho, que foi construído pelo engenheiro Rodriguez Ortega, no ano de 1907. Ele é constituído por um piso térreo e mezanino que é ocupado por sala comercial. Possui 04 andares de apartamentos e um terraço de 350 m2, mas o que poucas pessoas sabem é que a cúpula é dividida em três níveis: a parte inferior abriga uma grande área de recepção com 03 janelas viradas para a frente. O nível acima abriga um quarto grande e o último que é acessado por uma escada retrátil tem um grande telescópio para a observação das estrelas. 



O segundo prédio é a Casa dos Lírios, localizada na Avenida Rivadavia entre os números 2.027 e 2.031, construído entre 1903 e 1905 pelo engenheiro Rodríguez Ortega. Trata-se de um dos exemplos mais reconhecidos da corrente catalán do modernismo que surgiu na Europa, tendo a botânica como tema a ser explorado.


E a grande visita esperada do dia foi o Congreso de la Nación, que farei uma postagem exclusiva sobre os espaços visitados porque vale a pena!


O congresso de Buenos Aires é super famoso, e sua imensa cúpula chama atenção. Durante minha visita à cidade, confesso que foi na praça do congresso que fiquei um pouco receosa por causa da segurança, mas nada que pudesse ofuscar o encanto do lugar.

A arquitetura do prédio é muito semelhante com a do congresso americano, e foi inaugurado em 1906. Uma curiosidade: olhando o mapa da cidade vocês vão observar que a Avenida de Mayo possui em seus extremos a Casa Rosada e o Congresso Nacional, e essa disposição tem um objetivo: lembrar que o poder não é apenas do presidente, mas, também, do povo.

Disposição da Casa Rosada e do Congreso de la Nación
Terminada a visita guiada ao Congresso, que volto a falar, vale muito a pena fazer, fui conhecer o Teatro Liceo, que é reconhecido pelo governo portenho como o teatro mais antigo da cidade. Ele fica localizado na esquina da Avenida Rivadavia  e da Rua Paraná bem em frente à praça Lorea. Ele foi inaugurado em 1827 e seu nome original foi El Dorodo. Em 1877 passou a ser chamado de Goldoni, e, depois de Progresso, Rivadavia, Moderno, mas, somente em 1911 que a raíz de um grupo de jovens intelectuais que se reunia em uma cafeteria chamada de Liceo é que o local passou a ser chamado de Teatro Liceo. 


Ainda na Avenida de Mayo, este emblemático edifício conhecido como Palácio Barolo, possui 24 andares, dois deles no subsolo, e 100 metros de altura, cuja construção só foi permitida após uma autorização especial, pois ele superava em quatro vezes a altura permitida para a região.



O projeto foi do arquiteto Mario Palanti que era um estudante da Divina Comédia, e encheu o palácio com referências a ele. O piso do edifício é construído com base na seção áurea e o número de ouro. A divisão geral do palácio e da Divina Comédia está em três partes: Inferno, Purgatório e Céu. As nove abóbadas representam as nove etapas de iniciação e nove hierarquias infernais; o farol possui os nove coros angélicos. O farol é a constelação do Cruzeiro do Sul, que está alinhado com o eixo de Barolo.

A altura do edifício é de 100 metros e, 100, são as canções da obra de Dante. Cada andar possui um dos 22 versos da Divina Comédia. O Edifício está dividido em dois blocos, 11 escritórios em cada um dos níveis. O número remanescente, 22, responde à métrica utilizada por Dante nos cantos 100.

Há as três divisões da Divina Comedia: Inferno, Purgatório e Paraíso. Na passagem central, o palácio tem 9 abóbadas de acesso que representam o inferno. As abóbadas são divididas, do centro, da seguinte forma: Três de frente para a Avenida de Mayo, Hipolito Yrigoyen três para a cúpula central estende-se para a cúpula e contendo as escadas para o lado. Entre as abóbadas sobre colunas, quatro lâmpadas suportado por quatro condores e dois dragões, um macho e uma fêmea, representando a princípios alquímicos, mercúrio e enxofre, e seus atributos que estão localizados.

A cúpula central está em um ponto de bronze que originalmente havia uma estátua de um condor com o corpo de Dante elevando-o ao paraíso. O atual proprietário da peça é um coletor marplatense que se recusa a vendê-lo aos proprietários de edifícios. Os andares superiores e da cúpula simbolizam os sete níveis de purgatório. A cúpula é inspirada por um templo hindu dedicado ao amor, e é o emblema da realização da união de Dante com sua amada Beatrice. 

O bacana do Edificio Barolo é a visita guiada. Mas atenção: os ingressos só são vendidos em dinheiro, não aceitam cartão, e aí, como eu não estava com pesos suficientes na bolsa não pude comprar o ingresso. As visitas são feitas às segundas, quartas quintas e sextas feiras em horários diferentes, e também aos sábados. Para não ter erro com relação aos horários, o melhor é acessar o site do edifício: http://www.palaciobarolotours.com.ar/site/br

Terminando o dia, fui para a a Galeria Pacífico:


A galeria pacífico é um shopping super conhecido na cidade e possui várias lojas, mas seu principal atrativo é o afresco que fica na parte central do shopping. 

 
  

Se você quiser saber um pouco da história dos murais e também do afresco do shopping, há a possibilidade de fazer uma visita guiada também, mas isso é se você curte arte.

Fim do terceiro dia e  hora de voltar para o hotel e descansar para o próximo dia.

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