SIMBORA COMIGO

O que quer encontrar no site?

Leia na sua língua!

sábado, 4 de março de 2017

Uma semana em Buenos Aires - 1º Dia

E, finalmente eu fui conhecer Buenos Aires! Quando montei meu roteiro de uma semana na capital portenha, ouvi de algumas pessoas que seria muito tempo para ficar apenas em Buenos Aires, e, confesso meus amigos, que o tempo destinado foi POUCO!!! 
Então...SIMBORA COMIGO???



A ansiedade em conhecer a cidade era imensa, e resolvi aproveitar ao máximo a viagem. Para não perder nem um minuto, optei por um voo que saísse do Rio de Janeiro bem cedo, e, no dia 22/10/2016, às 6h e 50min, o avião da cia aérea Aerolíneas Argentinas decolava! uhuuu...Buenos Aires aqui vou eu!!!!!


Três horinhas de voo e lá estava o avião aterrizando no Aeroparque. Desembarque, retirada da mala da esteira (confesso que essa é a pior parte da viagem para mim. Não relaxo enquanto não avisto a minha bonitinha), e procedimentos de entrada no País realizados, é hora de verificar se o transfer contratado estava lá me esperando. 

Quando vi a plaquinha com meu nome, tranquilizei, e comecei a me sentir uma portenha...eheheh

Ainda era bem cedinho, mas mesmo assim rumei para o hotel reservado (vou falar dele depois), na esperança de abrirem um check in bem cedinho para mim. A sorte estava lançada, e deu certo! Apesar do check in só iniciar a partir das 14 h, consegui fazer minha ficha e ir para o quarto às 10h! Essa viagem realmente estava dando tudo certo! 

Sobre o hotel que escolhi, e esse foi um ponto bem curioso, não me arrependo em absolutamente nada! Mais uma vez, vários blogs que li, diziam para escolher a região da Recoleta e davam inúmeras razões, mas resolvi abstrair tudo e seguir minha intuição: fiquei no microcentro no Hotel 725 Continental, que foi recém reformado, está todo novinho, a limpeza dos quartos e de todo o ambiente é perfeita, o café da manhã é extremamente satisfatório e muito bem localizado. Tudo bem que os funcionário não eram a pura simpatia, mas naquilo que precisei foram super atenciosos. 

Algumas fotos do Hotel- quarto super espaçoso!

Em todas as regiões há várias opções hoteleiras, desde ao mais simples, ao mais glamouroso, mas a minha dica é que você escolha o seu hotel de acordo com o seu perfil. Eu escolhi o 725 Continental, seguindo esse esqueminha: 
  1. Se quer aproveitar bares a noite, escolha a região de Palermo;
  2. Se quer um lugar mais sossegado, mas que seja relativamente próximo do centro, opte pela Recoleta.
  3. Se quer praticidade, e facilidade de locomoção, a região do Microcentro é a perfeita. 


Bom, depois de acomodada, arrumei minha mochila com o roteiro e mapa que tinha elaborado para o primeiro dia, mais a máquina fotográfica (meu celular samsung S6) e fui bater perna!

Então para o primeiro dia na cidade fiz o roteiro abaixo para conhecer a Plaza de Mayo:

PRÉDIO DO MINISTÉRIO DA MODERNIZAÇÃO:






Partindo do hotel, fui para o Ministério da Modernização, cujo objetivo da pasta, é trabalhar com outros ministérios com o propósito de incorporar novas tecnologias de gestão para que a tramitação dos processos seja mais rápida e fácil. Também desenvolvem portais da Internet com dados e informações da gestão atual do governo, promovendo transparência dos atos governamentais. O prédio está localizado à esquerda de quem fica de costas para a Casa Rosada. Não há visita guiada ao local e eventualmente eles abrem suas portas para visitação.







CABILDO DE BUENOS AIRES



























Saindo do Ministério da Modernização caminhei em direção ao Cabildo de Buenos Aires, que foi construído entre os anosde 1725 e 1822. Somente a título de curiosidade, ele foi a primeira construção feita com tijolos.

Era o Centro Administrativo da Capital, e a Espanha construiu vários Cabildos em diversos lugares pelo País (na época colônia). O que foi construído em Buenos Aires, abrigou as primeiras reuniões anti hispânicas, e, hoje abriga um pequeno museu. 

Se quiser saber um pouco mais da história do local, você pode fazer uma visita guiada que é muito interessante, e vale muito a pena! Detalhes sobre horários e valores, acessem o link: https://cabildonacional.cultura.gob.ar/



PRÉDIO DA LEGISLATURA PORTEÑA:




De costas para a Plaza de Mayo, e virando para a sua esquerda, você vai conhecer o prédio da Legislatura Porteña, que data de 1930 e possui uma torre octogonal com cinco sinos chamados: La Pinta, La Argentina, La Niña, La Porteña e La Santa Maria. É um dos últimos prédios da "arquitetura monumental porteña", sendo uma construção suntuosa: os mármores são da Grécia e da região italiana de Botticino, nogueira italiana, lustres de bronze e cristal de Barrarat, e o Salão Dourado foi inspirado na Galeria dos Espelhos do Palácio e Versalhes. Para visitar o prédio é necessário fazer um agendamento prévio, através do telefone 4338-3000, (ramais 1040/1041) ou por e-mail (visitasguiadas@legislatura.gov.ar).











CATEDRAL METROPOLITANA DE BUENOS AIRES:





Saindo do prédio da Legislatura Portenha, e de frente à Plaza de Mayo, virei à minha direita e segui em direção à Catedral, que é a igreja matriz da cidade. Ela faz parte do centro histórico da cidade e visitá-la é quase que obrigatório aos turistas. Seu estilo arquitetônico é neoclássico e sua frente possui treze colunas que representam os apóstolos de Jesus Cristo. Dentro da Catedral que é imensa, não deixe de conhecer: o mausoléu com os restos do General José San Martin; o piso de mosaico veneziano; o altar principal barroco esculpido em madeira; a belíssima cúpula; o órgão tubular de origem alemã, e claro de apreciar toda a estrutura do local que é belíssima. Não há visita guiada, e confesso que senti falta do guia áudio visual.



PLAZA DE MAYO:

Saindo da Catedral Metropolitana, fui para a Plaza de Mayo, que dispensa qualquer tipo de apresentação. É a praça de maior importância histórica de Buenos Aires. Convém destacar que ela é a mais antiga da cidade e seu nome é em homenagem à Revolução de 25 de maio de 1810, que ocorreu naquele lugar e deu origem à independência da Argentina. 




CASA ROSADA:

Depois de conhecer a Plaza de Mayo e fotografar bastante, fui para a Casa Rosada!! Esse é um passeio imperdível e não vou falar sobre essa atração turística, porque eu seria mais uma pessoa a escrever sobre o local, e tenho certeza que você já deve ter pesquisado tudo sobre essa atração. A única coisa que reforço é: NÃO DEIXE DE AGENDAR SUA VISITA GUIADA, porque é simplesmente sensacional a experiência de conhecer a história da atual casa do governo. Claro que irão rolar muitas fotos, aliás serão vários cliques nervosos...risos...porque os espaços dentro da casa são lindos! Assim, para facilitar a sua vida, basta agendar sua visita no link abaixo, e a confirmação será enviada para o seu e-mail. No dia da visita basta apresentar o seu celular na entrada da Casa. (https://visitas.casarosada.gob.ar/)
















MUSEU DO BICENTENÁRIO:

Terminada a visita guiada à Casa Rosada, fui conhecer o Museu do Bicentenário. 




Outro lugar bem bacana para conhecer na Plaza de Mayo é o Museu do Bicentenário, e ele ainda não é muito divulgado nas agências de turismo. Ele fica localizado atras da Casa Rosada, que antes de ser a atual Casa do Governo era um Forte às margens do Rio da Prata. Nele estão expostos diversos objetos que fizeram parte da história dos ex-presidentes da Argentina, como documentos, vários veículos, obras de arte e vestimentas, dentre as quais o vestido utilizado por Eva Perón no dia de seu casamento.






OBELISCO:

Para terminar o dia com chave de ouro, fui conhecer o principal ponto turístico da cidade, que se tornou um ponto de encontro na cidade: o OBELISCO!! Sua inauguração foi no ano de 1936, no cruzamento da Avenida 9 de Julio (a mais larga avenida do mundo) e a Calle Corrientes, em comemoração aos 400 anos da fundação da capital portenha. 

Durante minha visita a cidade fiquei sabendo que era possível ter acesso ao topo dele, cujo acesso era através de uma escada com 206 degraus, mas, não se sabe ao certo,  qual o motivo de hoje não ser mais possível a visita. 

Você sabia que, apesar de ser um emblemático ponto turístico, o Obelisco ele já foi alvo de protesto, e quase foi derrubado?

Bom, graças a deus ele continua firme e forte no mesmo local onde foi erguido e nos presenteia com belas fotos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário